Algoritmo sha1 - Instruções

O que é algoritmo sha1

De acordo com o wikipedia, sha1 é:

Em criptografia, SHA-1 é uma função de dispersão criptográfica projetada pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos e é um Padrão Federal de Processamento de Informação dos Estados Unidos publicado pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia.

Sua linguagem de programação deve ter alguma função nativa que calcula o hash sha1, em php temos essa: https://www.php.net/manual/en/function.sha1.php

1 Curtida

Algo que me deu um pouco de dor de cabeça é que a codificação da string de resposta precisa ser hexadecimal e isso não está informado no desafio.

O SHA1 gera uma hash binária que pode ser enviada diretamente ou codificada pra outros formatos, sendo bem comum o base64. O pacote sha1 do próprio Go entrega em binário.

Tentei em binário e base64 e nao aumentou a pontuação. Só quando vi outro membro citando a função do PHP como exemplo, pesquisei e descobri que a saída dela era hexadecimal, mudei a minha pra hexadecimal e consegui o 100%.

Recomendo atualizarem o texto do desafio

1 Curtida

Pô galera, eu realmente achei muito confuso o desafio. Primeiro que eles falam que podemos fazer em qualquer linguagem de programação. Eu por exemplo sou programador em VBA e não existe esse SHA1 no vba, portanto, acho que estou fora.
Se eles aceitassem de fato em qualquer linguagem, eu poderia criptar e descriptar a mensagem em vba.
Agradeço à todos pela ajuda!

Oi @Basilisk6a8
O algoritmo do SHA1 é conhecido universalmente, e existem implementações em todas as linguagens de programação. Em algumas a implementação vem embutida na linguagem, em outras você pode usar bibliotecas.
Fiz uma pesquisa rápida por “sha1 vba” no Google e achei algumas soluções, inclusive para o Excel.
Acho que vale você pesquisar um pouco e não desistir agora :slight_smile:

4 Curtidas

Prezado, bom dia! Eu sou programador em várias linguagens, mas utilizo o VBA como linguagem principal há anos e te garanto que sim, é possível com VBA. Fiz meu desafio usando 100% de VBA e foi um sucesso! Dá uma olhada no meu portfolio e contato, que te oriento quanto ao SHA1 em VBA. Um abraço! www.paulinhomonteiro.com

2 Curtidas

Bom dia a todos!

Quem esta utilizando ou for utilizar Python pode utilizar hashlib.
Segue um link com a implementação:

Hashlib

2 Curtidas

Aproveitando seu comentario, sou iniciante tambem e fiquei um pouco confusa quanto ao SHA1. No desafio eh preciso primeiro descriptografar a mensagem e so depois gerar o hash dessa mensagem que foi descriptografada usando SHA1? seria isso mesmo ? se sim, o retorno do SHA1 gravamos no campo resumo criptografico?

1 Curtida

Isso mesmo. Você pegou a idéia.

1 Curtida

Olá @Lemming108, é exatamente isso :slight_smile:

1 Curtida